segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Visagismo: você sabe o que é?



          Mudar o corte de cabelo  não é nada fácil, pois na maioria das vezes gostamos de um corte que não irá ficar nada bem com o nosso tipo de rosto, de nada adianta seguir a moda ou querer copiar o corte daquela celebridade se o seu rosto não tem o mesmo formato do dela.
O "Visagismo" é a arte de criar uma imagem pessoal personalizada, baseada no princípio de que o rosto deve expressar quem a pessoa é, com harmonia e estética, além de revelar suas qualidades. É um conceito e não uma técnica. Antes de escolher um corte de cabelo, uma coloração, o design das sobrancelhas e até mesmo a maquiagem, é preciso analisar o físico da pessoa, levando em conta o formato do rosto, as feições, o gestual, a cor da pele e também considerar a personalidade, a profissão e os gostos pessoais.
A imagem da pessoa fala por ela mesma e por isso o visagismo não se prende a padrões. A preocupação é valorizar os pontos fortes e adaptar a moda ao estilo de cada um.  Segundo Philip Hallawell, que trouxe este conceito para o Brasil, o visagismo trabalha com o belo, “Ser bonito é ser esteticamente harmonioso, ser belo é transparecer as qualidades", especifica. 
A imagem comunica muito mais que as palavras, principalmente porque no caso da imagem pessoal, a reação de quem olha é meramente emocional. Não é preciso ter conhecimento em visagismo para entender as mensagens transmitidas pela imagem do outro. Nosso rosto representa a sede de nossa identidade, que em parceria com o corpo, revelam exatamente quem somos, sem que sejam necessárias palavras para nos auto-definirmos. Os cabelos podem comunicar, mesmo que as mensagens transmitidas por sua imagem não estejam de acordo com sua personalidade.
Ao consultar um visagista, é necessário definir o que você quer expressar. O objetivo é criar uma imagem que dirá ao mundo quem é você. Portanto, afetará seus relacionamentos e seu estado emocional. A primeira pergunta a ser respondida em uma consultoria de Visagismo é: "O que você deseja expressar com sua imagem?" Depois é necessário saber “como você quer ser visto em suas relações sociais, trabalho, família, lazer, etc?” E “Quem é você e o que gosta?”  Ter um estilo próprio vai além da moda. Descobrir o look que combina com cada personalidade é muito importante afinal ele irá determinar suas características.
Linhas verticais transmitem estrutura e horizontais mostram estabilidade;
Franjas mostram uma mulher convencional, já cabelos repicados ou desfiados dão a impressão de introversão. Uma mulher extrovertida deve procurar linhas voltadas para fora;
As curvas nos cabelos demonstram romantismo e sensualidade;
É muito comum algumas pessoas se planejarem para fazer aquela mudança radical nos cabelos e sair insatisfeita do salão após ver o resultado no espelho e pra que isso não ocorra devem ser analisados alguns traços. É por isso que o visagismo surgiu. A idéia é evitar traumas com os cortes de cabelo e ter que esperar meses o cabelo crescer novamente.
Uma dica legal : é reunir algumas fotos e debater com o cabeleireiro se seria possível conseguir fazer o tipo de corte desejado no seu tipo de rosto combinando com o seu tipo de cabelo. A melhor maneira de acertar em um corte de cabelo é usar os fios de forma que eles valorizem os traços do seu rosto.

Confira abaixo algumas sugestões de corte para cada tipo de rosto:

Rosto Redondo: o objetivo é esconder as curvas, por isso o penteado liso e com pouco volume está a seu favor. O cabelo longo é o mais indicado. Se quiser um cabelo curto, o melhor é que ele não tenha volume.

Rosto Quadrado:vai bem com penteados volumosos com cachos soltos e naturais, em cortes compridos. Evite o cabelo muito liso e grudado na cara porque acentua o formato mais “duro” do rosto.


Rosto Alongado: é preciso dar volume à zona maxilar. O cabelo de comprimento médio é o mais adequado. Escolha um corte que dê um ar mais fresco, descansado.
Rosto em Formato de Coração: se tiver o queixo pequeno, pode equilibrá-lo com franja e cabelo na altura dos ombros. Um pouco de ondulação dará mais movimento ao corte.

 Rosto Triangular: o cabelo curto com movimento é o mais indicado para esse tipo de rosto, mas se preferir o cabelo comprido, deixe no máximo até a altura do ombro e use franja de lado.

Rosto Ovalado: o rosto oval é um pouco mais largo na altura das bochechas e se estreita em direção ao queixo. O volume é perfeito para esse tipo de rosto. Cai bem com cabelos compridos ou curtos e pode ser usado com franjas sem problema. 
Rosto Diamante: mandíbula pequena e maçã do rosto proeminente são características desse tipo de rosto. O que mais se destaca são as bochechas. Os cortes retos na altura dos ombros são ótimos; os cortes médios apresentarão melhores resultados. Nunca use penteados carregados demais.

Rosto Pêra: se tem maçãs do rosto ressaltadas e queixo triangular, esse é o seu formato de rosto. O que mais chama a atenção é a região média do rosto, por isso deve-se acrescentar volume na parte superior do penteado com mechas de diferentes tamanhos, mas que não caiam sobre as bochechas.
          Se você quer saber mais sobre visagismo entre em contato com o Rudi no Polimax Hair Designer que é especializado neste conceito, pelo fone (45) 3264-1730 

Nenhum comentário:

Postar um comentário