segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ortopedista explica quando devemos consultar este profissional

    O Dr. Sergio Pinto da Silva esteve no estúdio e falou sobre as funções do profissional de ortopedia. Explicou que não é apenas quando acontece uma fratura que devemos procurar um ortopedista. A ortopedia é um  ramo da medicina que trata as alterações dos ossos, músculos e articulações, sejam elas congênitas ou desenvolvidas durante a vida, ou ainda por má postura, acidentes sofridos ou doenças, o médico dessa área avalia a anormalidade do paciente levando em conta os dois lados do corpo e as semelhanças entre os diversos segmentos dos membros. 
    Os tratamentos de ortopedia costumam resolver diversos problemas físicos, que afetam a estrutura óssea das pessoas. Nem sempre é preciso gastar muito dinheiro com médicos para tratar doenças, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece assistência médica gratuita aos brasileiros que não possuem condições de bancar clínicas particulares. Pelo SUS, os pacientes podem até fazer cirurgias ortopédicas ou conseguir próteses sem qualquer tipo de custo.
    Artrite, estenose espinhal, osteoporose e tumor ósseo são algumas das doenças tratadas pela ortopedia. Outro motivo que leva muitas crianças ao consultório é a escoliose, um desvio na coluna. A má postura da criança e carregar uma mochila cada vez mais pesada no dia-a-dia agravam o quadro. É preciso avaliar a postura no consultório. Mas os pais conseguem perceber quando a postura está evidentemente errada.
    Quando os pais têm alguma dúvida sobre a postura da criança devem procurar um ortopedista. No consultório, pode-se fazer uma avaliação completa e assim prevenir possíveis problemas futuros. Há patologias em crianças que são muito difíceis de diagnosticar, mas fáceis de tratar, ao passo que em adultos há deformidades que são fáceis de identificar, mas difíceis de tratar. O diagnóstico precoce favorece sempre o tratamento.
    Para atletas também é necessário procurar um ortopedista pois a pisada e o uso de um calçado inadequado é na maioria das vezes o maior causador de lesões na prática de esportes.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário